Ratos - Biologia e aspectos comportamentais

Biologia 

Os Ratos; Camundongo, Ratazana e Rato preto de telhado, são pequenos mamíferos pertencentes à ordem dos roedores, assim como um nome genérico dado a diversos mamíferos roedores pertencentes às famílias Muridae, Cricetidae, Heteromyidae, Diatomyidae e Bathyergidae.

Os roedores têm alto poder de proliferação e se adaptam facilmente em diversos ambientes, sejam eles urbanos ou rurais. Com olfato extremamente apurado, os roedores identificam facilmente alimentos para consumirem. 

Dentre as várias espécies existentes, três merecem atenção: camundongoratazana rato de telhado.

camundongo (Mus musculus) tem habilidades como escalar e roer. Com patas e cabeça pequenas, olhos e orelhas grandes, o camundongo, também conhecido como rato doméstico, come aproximadamente 3 gramas de alimentos por dia e sobrevive com pouca água. O cereal é o seu alimento preferido. O seu ninho pode ser encontrado em móveis, despensas e gabinetes de cozinha. 

ratazana (Rattus norvegicus) pode nadar, escavar e roer. É a maior das três principais espécies, com um corpo de 21 a 26 cm de comprimento. A ratazana, também chamada de rato de esgoto, come diariamente cerca de 10% do seu peso corpóreo e podem obter alimentos de lixos orgânicos, cereais, raízes, entre outros. Em áreas rurais, como por exemplo aviários, esses roedores podem provocar a queda de produtividade, causando transmissão de parasitas e doenças aos animais e trabalhadores rurais, além de danos nas instalações.

rato de telhado (Rattus rattus) normalmente habita nas partes altas das instalações como o forro das casas, depósitos e armazéns. O rato do telhado consegue facilmente equilibrar-se em vigas, cabos telefônicos e fios elétricos. Esses roedores consomem cerca de 30 gramas de alimento por dia, preferindo legumes, frutas, cereais, raízes e pequenos insetos.

Comportamento: Pertencem a um grupo de mamíferos denominados, geralmente de roedores, roem todo tipo de material, os dentes não param de crecer. Estão sempre roendo alguma coisa, para que possam gastar os dentes incisivos, os quais crescem até 13 cm por ano. Possuem um espaço vazio entre os dentes da frente e os do fundo, ´´DIATEMA`` por onde o animal classifica o alimento a ser ingerido. São animais onívoros. Reproduzem-se com rapidez e vivem em colônias, onde os machos mais velhos e fortes são os dominantes. Os roedores são mamíferos e atingem a maturidade sexual após três meses de vida. O tempo de gestação da fêmea gira em torno de 20 a 24 dias e, cada cria apresenta, em média, de 08 a 16 filhotes dependendo da espécie. Causam grandes prejuízos econômicos, através da deterioração de alimentos e acidentes elétricos, além de causar medo e repugnância nas pessoas. Vivem em média de um a dois anos e seus habitats são variáveis. São bons nadadores, podendo ficar submersos até 03 minutos e, nadar cerda de 80 metros. Possuem hábitos noturnos e não enxergam muito bem. São orientados com muita eficiência pelo ofato e pelos pelos do corpo e nariz. Captam vibraçoes do ar e se escondem. Não tem visão colorida e e embaçada. Enxergam apenas tons pretos e brancos ou sombras.

Eric - CRBio4 


CONHEÇA MAIS SOBRE
CADA UMA DAS ESPÉCIES QUE CONTROLAMOS

O Controle de Pragas Urbanas e Rurais é um conjunto de atividades profissionais que tem como principal objetivo, proteger ambientes dos mais diferentes Tipos de Pragas e suas consequências. Para se prevenir de possíveis problemas com pragas e vetores, conheça um pouco mais sobre cada inseto e suas características, acessando o nosso material prático.

Ver Todos
Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.